Sesc Realiza Baile de Carnaval com Grupo Social de Idosos em Oficina do Movimento

Foi realizado um baile de carnaval com o grupo que participa da “Oficina do Movimento” que teve como foco estimular e incentivar a produção cultural dos idosos, valorizando sua criatividade, potencial artístico e sua participação social através da música, da dança, colaborando na inserção social e na melhoria da qualidade de vida enquanto indivíduos.

Consiste em ações centradas nos interesses e características das pessoas idosas, que estão primordialmente voltadas para sua socialização, promoção da auto-estima, reconstrução da auto-imagem e da autonomia levando-os a integrarem-se como cidadãos à comunidade.

Em uma ação integrada com as atividades de recreação, assistência e saúde, desenvolvemos um baile de carnaval, onde a diversão foi aprender, promovendo alternativas para melhoria da qualidade de vida e aumento da resolutividade de atenção aos idosos. Com  alternativas de promoção à saúde,  trabalhadas em equipe multidisciplinar  trazendo maiores benefícios para os idosos nas dimensões da aprendizagem, interação, sociabilidade e participação no seu processo de melhoria da qualidade de vida. A equipe de enfermagem do Sesc  atua de forma integrada e executa de fato, um trabalho de equipe para promoção do envelhecimento ativo, realizamos uma oficina e uma gincana de saúde trabalhando de uma forma bem dinâmica os temas  de Infecções Sexualmente transmissíveis e Doenças Crônicas e Degenerativas como a Hipertensão arterial e a diabetes.

A Oficina do movimento tem dentre seus princípios norteadores ações voltadas para o enfrentamento das dificuldades sejam elas físicas ou de qualquer outra esfera, manutenção da saúde, desenvolvimento de habilidades e participação ativa dos idosos na abordagem preventiva e intervenção precoce, ou seja, baseada nas mudanças comportamentais, autonomia, independência e melhoria da qualidade de vida e saúde.