O Sesc Ler no Acre vem investindo cada vez mais em atividades de Educação Ambiental, com o projeto hortas escolares culminância do “Criar Sesc” que busca enriquecer e complementar o ensino nas escolas por meio da experiência da horta.
O Criar Sesc é um projeto educacional que funciona no contraturno escolar, voltado para o desenvolvimento integral das crianças, valorizando a infância e as suas múltiplas experiências com maneiras divertidas e criativas de aprender.
O Projeto é desenvolvido nas Unidades do Sesc Ler de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Xapuri, Brasileia e Feijó.
A horta na escola possibilita trazer para o ambiente escolar a vivência cotidiana de alguns estudantes e ao mesmo tempo a oportunidade de conhecer e experimentar para outros. Juntos os alunos poderão trocar experiências e fazer novas descobertas.
O foco do projeto não é a produção de alimentos, mas proporcionar ao estudante um laboratório ao ar livre onde se possam trabalhar conteúdos diversos de diferentes disciplinas como matemática, ciências, biologia, geografia, línguas, culinária entre outros. Tem-se na horta um importante instrumento de Educação Ambiental permanente, além disso, o projeto possibilita o trabalho de questões diretamente relacionadas com os princípios da qualidade de vida e da sustentabilidade.
Para o Encarregado administrativo da unidade do Sesc em Senador Guiomard Edson Quaresma, com o desenvolvimento do Projeto Hortas Escolares o Sesc também desenvolve um papel importante no resgate de valores que envolvem o respeito ao trabalhador do campo, a importância de uma alimentação saudável e a sustentabilidade. “O Projeto Hortas Escolares amplia o olhar das crianças frente a discussões atuais relacionadas ao meio ambiente, qualidade de vida e a sustentabilidade”, disse.