Palco Giratório apresenta o espetáculo acreano Ikuãni nesta sexta

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo o Festival Digital Palco Giratório. A 23ª edição tem início no dia 30 de setembro e serão 17 transmissões ao vivo dos espetáculos, pelo canal do Youtube Sesc Brasil. Elas vão substituir o circuito que, antes da pandemia, rodava o país de forma presencial. Os espetáculos são dos grupos selecionados para a edição de 2020.

No Acre apresentação dia 01 de outubro às 18h (horário local) com o espetáculo Ikuãni da Cia. de Teatro Garatuja.

Sinopse Ikuâni, mulher amazônida do século XVI, detentora de uma ancestralidade feminina do tempo antes do tempo, quando mundo era livre dos homens maus os Nawa. O trabalho cênico “Ikuãni” trata da decodificação da movimentação cotidiana da mulher Huni kuin.

A linguagem do corpo em movimento durante seus afazeres e sua organização estética, coreográfica, ritualística e espiritual onde a música ocupa um lugar fundamental no desempenho do ritual das tradições indígenas, são objeto de pesquisa profunda neste trabalho. Toda movimentação cênica e narrativa corporal é baseada na vivência com essa ancestralidade da mulher indígena.