OdontoSesc completa 20 anos fazendo as pessoas sorrir

“Um sorriso abre muitas portas e traz grandes oportunidades”.

É o que afirma o diarista Carlos Fernando da Silva, que foi atendido pelo OdontoSesc na cidade de Rio Branco. Oferecer assistência e cuidados com a saúde bucal a pessoas que não possuem acesso a consultórios odontológicos é o objetivo do projeto itinerante que completa 20 anos de estrada.

Desde 1999, o OdontoSesc, inaugurado na cidade de Esperança, na Paraíba, percorre cidades carentes desse tipo de assistência. Por meio de 59 unidades móveis, equipes realizam atendimento gratuito à população em locais com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) ou baixa cobertura, como municípios do interior do país e periferias de grandes cidades, ampliando o alcance das clínicas fixas. As unidades permanecem por 90 dias úteis em cada local. Os principais tratamentos realizados são extração, tratamento de cárie, limpeza e aplicação de flúor.

OdontoSesc No Acre

Além do atendimento, o projeto realiza um intercâmbio técnico com profissionais locais para promover a saúde. Os pacientes que recebem tratamento clínico têm também a oportunidade de participar de ações educativas voltadas para a prevenção e orientações sobre a saúde bucal. Uma das ações mais importantes é conhecida como “escovódromo”, na qual profissionais capacitados por dentistas do Sesc ensinam a população a fazer a escovação corretamente e a usar o fio dental.

Andressa Araújo, Coordenadora do Ondotosesc no Acre, explica que o aprendizado adquirido pelos pacientes nas unidades é levado para seus familiares. “Deixamos um legado que faz muita diferença na comunidade”, afirma.

Para a Diretora Regional do Sesc no Acre, Debora Dantas, o Odontosesc representa o início de um trabalho de cunho social que já vem sendo desenvolvido com êxito nos municípios do Acre como: Sena Madureira, Assis Brasil, Brasiléia, Tarauacá, Senador Guiomard, Rodrigues Alves, Xapuri, Bujari, Feijó, Tarauacá e Rio Branco. “É um trabalho bonito, voltado especificamente à comunidade de baixa renda que vem sendo bem aceito principalmente pela população do estado e as prefeituras e esse e o objetivo do Odontosesc”, destacou a Diretora.

Cada unidade possui equipamentos próprios e uma equipe formada por dentistas, assistentes, agente de saúde e auxiliar de serviços gerais.

Atendimento odontológico no Sesc

O Sesc desenvolve trabalho na área de odontologia há mais de 70 anos, destinado prioritariamente ao público de baixa renda e com maior dificuldade de acesso ao serviço. Além do atendimento oferecido nas 59 unidades móveis do OdontoSesc, 187 clínicas fixas realizam tratamento clínico e ações educativas voltadas para a prevenção da saúde bucal em todo o país. Nas clínicas, profissionais especializados proporcionam acolhimento aos pacientes, com atenção às suas necessidades e realidade social.

Através de convênios com prefeituras e governo estadual, o OdontoSesc já beneficiou milhares de pessoas de baixa renda, atendidas gratuitamente, proporcionando a melhoria da saúde bucal, através de tratamentos odontológicos e campanhas de educação para a saúde.A unidade desenvolve serviços ambulatoriais, campanhas educativas de prevenção e manutenção da saúde bucal, restaurações, serviços de raio X, polimentos, fluoretação, raspagens e extrações.