O Serviço Social do Comercio- Sesc no Acre em parceria com o Comitê Chico Mendes, realizam nesta sexta-feira 22 de dezembro às 19h30 no Teatro de Arena do Sesc o espetáculo ‘Vozes da Floresta’, com a atriz Lucélia Santos, que encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes. Três mulheres da resistência que dão o tom da peça. Entrada Franca.
Sobre o espetáculo Vozes da Floresta:
Em 1988, Lucélia Santos – atriz, diretora, produtora e ativista brasileira – visitou o Acre e, a convite do próprio ambientalista, entrevistou Chico Mendes acerca de sua história e luta, destacando seu trabalho como sindicalista e ativista pelos direitos dos seringueiros e dos povos da floresta.
Trechos inéditos da longa entrevista, gravada há 34 anos no auge do conflito entre seringueiros e ruralistas, são usados no espetáculo “Vozes da Floresta”, que tem concepção e atuação de Lucélia Santos, ativista das justas causas e personagem fundamental da luta em defesa dos povos da floresta.
Marcando 50 anos de carreira de Lucélia Santos e três décadas do assassinato de Chico Mendes, “Vozes da Floresta” conta a história de resistência do movimento dos seringueiros acreanos, a partir da trajetória do líder ambientalista.
Com dramaturgia da antropóloga, jornalista e escritora Zezé Weiss, revisão de Gomercindo Rodrigues, companheiro e amigo pessoal de Chico Mendes, a peça intercala os áudios de Mendes com a narrativa de três mulheres essenciais para a resistência na floresta: a pioneira Valdiza Alencar, seringueira do Vale do Acre; a matriarca do Seringal Cachoeira, Cecília Mendes, tia de Chico Mendes; e a própria Lucélia Santos.
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 70 min