O Inicio. As ações destinadas ao público infantil inicialmente foram realizadas em parceria entre o Serviço Social do Comercio – Sesc e a Fundação de Bem-Estar Social – Funbesa, localizada no bairro estação experimental. A partir de 1978 as atividades de educação na área infantil começam a se desenvolver como parte da programação educacional do Sesc para a cidade de Rio Branco.
Neste contexto, o caráter da atividade tinha um propósito apenas de lazer, por este motivo ficou conhecido como Recreação Infantil. Abaixo, a primeira turma de recreação infantil, entre o Sesc e Funbesa.
Considerando a carência socioeconômica da clientela prioritária os dependentes de comerciários com faixa salarial até dois salários mínimos, o Sesc bancava as despesas de transporte e alimentação, sendo portanto adquirido um micro-ônibus com o propósito de transportar as crianças até a sede administrativa do Sesc.
O atendimento de crianças, sem compromisso com o ensino formal, em caráter somente recreativo, permaneceu até o início nos anos 1990, onde a partir da redefinição da entidade em nível nacional, passou a ser concebida no contexto de pré-escola, visando à busca pelo desenvolvimento integral, a socialização, a criatividade, autodeterminação, através de uma orientação pedagógica definida.
Assim, o aumento da demanda e a reestruturação no quadro de pessoal, impulsionou a aquisição de um novo espaço, localizado no Bairro do Bosque. A Escola do Sesc de Ensino Infantil, passou a ampliar o número de atendimento de crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, com o propósito de preparação das crianças para ingresso na educação.
A nova infraestrutura, contou com um refeitório, sala de secretaria e área de lazer ampla para o desenvolvimento de atividades lúdicas. A partir do ano de 1991, a escola passou a funcionar definitivamente no Sesc Bosque com o atendimento prioritário aos dependentes de comerciários de baixa rende, onde o Sesc, responsabilizam-se pelo transporte das crianças e funcionava nos turnos manhã e tarde. Este modelo funcionou até o ano de 2005, onde a escola, visando a permanência das crianças e a continuidade do ensino sócio interacionista, absorve crianças de outras escolas de do 1º ao 5º ano.
Este modelo exigiu da instituição a reestruturação novamente do currículo e também de espaços. Assim, a partir do ensino fundamental, extingue-se a responsabilidade do atendimento do transporte do Sesc e foi investido em novas tecnologias, possibilitando as crianças acompanharem o momento e a dinâmica da sociedade tecnológica e da informação.
Escola Sesc hoje
Atualmente a escola funciona com 9 (nove) salas de aulas, 1(um) refeitório, 1(uma) sala de coordenação pedagógica, 1 sala de ciências, 1 sala de multimeios, secretaria, sala de tecnologias, e área de lazer.
A partir de 2009, por força do atendimento ao estabelecido no Decreto Lei nº 6.632, de 05 de novembro de 2008, o Sesc destina o valor de 10% da Receita Operacional do Regional para o comprometimento com educação gratuitamente dentro do Programa de Comprometimento de Gratuidade – PCG. Atualmente a Escola Sesc conta com atendimento de 156 crianças, onde todo material, transporte, alimentação e fardamento são integralmente subsidiados pela instituição.
O Crescimento
A Diretora de Programas Sociais do Sesc no Acre Rosana Rodrigues destaca o crescimento da Escola Sesc os últimos anos. “Certamente hoje o que a gente pode observar é que houve um crescimento significativo da oferta de ensino na escola Sesc, isso é em virtude desse processo que nos estamos passando por melhorar cada vez mais a nossa qualidade de ensino”, disse.
A Diretora ainda destacou, “A Escola Sesc e reconhecida uma escola onde a procura dos pais pelo ensino infantil ainda é muito grande no nosso estado, infelizmente nos temos vagas limitadas para nossa escola, mas já existe um projeto por parte da nossa presidência através do presidente Leandro Domingos de ampliação dessa oferta, porque a grande demanda tem impulsionado isso”, concluiu a Diretora.
Para 2019 a Escola Sesc de Ensino Infantil e Fundamental já esta com novos projetos, e com os professores na perspectiva de novas formações em busca de novas metodologias para sempre esta inovando nosso ensino.