A Educação financeira faz parte das habilidades essenciais a serem desenvolvidas no currículo escolar, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta sexta-feira, 27, essa competência foi colocada em prática na Escola Sesc no Acre, onde os alunos do 1º ano tiveram a oportunidade de experienciar uma aula interativa e envolvente sobre gestão de recursos e tomada de decisões financeiras no supermercado da cidade.
O objetivo da aula foi introduzir conceitos básicos como economia, poupança, consumo consciente e valor do dinheiro, de forma lúdica e adaptada à faixa etária das crianças. Os alunos participaram ativamente, utilizando jogos e simulações que representavam cenários do dia a dia, como a escolha entre comprar um brinquedo ou poupar para uma necessidade futura.
A proposta de integrar a educação financeira desde o início da vida escolar é uma diretriz da BNCC, que reconhece a importância de formar cidadãos mais conscientes sobre o uso de seus recursos e capazes de planejar suas finanças de forma responsável. Segundo a Diretora da escola Sesc Maria Fabiana Arruda “É essencial que, desde cedo, as crianças aprendam a fazer escolhas econômicas de forma crítica, compreendendo o impacto de suas decisões.”
Além do aprendizado prático, a experiência despertou a curiosidade dos alunos para o assunto, incentivando o diálogo em sala de aula sobre o valor do trabalho, o planejamento e os hábitos de consumo familiar. Para muitos, foi a primeira vez que entraram em contato com esses conceitos, o que abre espaço para o aprofundamento dos conteúdos nos próximos anos escolares.
Com essa iniciativa, a Escola Sesc reafirma seu compromisso em formar não só alunos capacitados nas disciplinas tradicionais, mas também cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno, incluindo a capacidade de gerir suas próprias finanças de maneira consciente e equilibrada.