Sesc no Acre promove bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022

Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, Taiane Santi Martins e Pedro Augusto Baía, vão iniciar o circuito de bate-papos com leitores na Biblioteca Pública dia 28 de julho às 16h. O encontro vai ser uma oportunidade para os escritores falarem sobre o processo criativo, os desafios da escrita, como foi participar do concurso e, claro, do prazer de ver suas obras nas livrarias.

Natural de Vacaria (RS), Taiane Santi Martins, de 34 anos, venceu o concurso na categoria romance. Ela vai falar sobre sua obra “Mikaia”, em que narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro aborda diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático.

Já o paraense Pedro Augusto Baía, 35 anos, levou o prêmio na categoria contos com a obra “Corpos benzidos em metal pesado”. Nos textos, Pedro descreve um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil.

No ano passado, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu 1.632 inscrições, sendo 844 na categoria conto e 788 em romance. Os trabalhos foram analisados por subcomissões julgadoras, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários. Os vencedores foram anunciados em maio e os livros vencedores lançados em novembro pela editora Record, parceira do Sesc desde a criação do prêmio.

 

Encerradas as inscrições para a edição deste ano

A edição 2023 do concurso encerrou as inscrições no dia 3 de fevereiro com 1.495 obras inscritas, das quais 770 na categoria romance e 725 na categoria conto. O edital foi anunciado durante a programação do Sesc na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em novembro do ano passado.

Os vencedores serão conhecidos este mês e terão suas obras publicadas e distribuídas comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares cada. A parceria possibilita a inserção dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial.

 

20 anos de Prêmio Sesc de Literatura

Criado pelo Sesc em 2003, o prêmio identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. A iniciativa cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. Em 2023 o prêmio completa 20 anos. Nesse período, foram mais de 18 mil obras inscritas e 35 novos autores revelados. Saiba mais clicando aqui.