Com o isolamento imposto pela Covid-19 e enchentes, as pessoas de Rio Branco se isolaram, mas a solidariedade não. Prova disso é que o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, preocupado com a situação dos alagados, realizou nesta segunda e terça-feira, 22 e 23, através do Mesa Brasil do Sesc a entrega de 1500 potes de sopas em comunidades afetadas pelas enchentes do rio e igarapés em Rio Branco.
A produção e distribuição das sopas se iniciou no domingo dia 21 de fevereiro e produzidas pelo restaurante do Sesc. A equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres e equipe do Mesa Brasil do Sesc distribuem as sopas aos alagados nos bairros de Rio Branco.
Os bairros contemplados com a entrega de sopas foram Baixa da Colina, Cadeia Velha, Cidade Nova, Dom Giocondo, Sapolândia, Base, Aeroporto Velho e Panorama.
A Coordenadora do Mesa Brasil no Acre Marizete Melo, explicou que iniciativas como essas são necessárias.
“Precisávamos fazer algo para amenizar essa situação ajudando os alagados e as pessoas carentes. O atendimento acontece até o final dessa semana.
A primeira-dama, Ana Paula Cameli, satisfeita com a cooperação, disse que esse trabalho poderá atenuar a necessidade dssa parte da população que estão em situação muito difícil.
“Estou muito feliz com esta parceria com o Sistema Fecomércio Acre, pois essa é uma preocupação do governo do Estado e toda ajuda é bem-vinda em prol da nossa população que muito precisa, neste momento tão difícil em que o mundo e, sobretudo, o nosso estado enfrenta com esse vírus e enchentes”, evidenciou Ana Paula Cameli.
O Mesa Brasil é um programa nacional criado pelo Sesc em 2003 e atua como uma rede de solidariedade que integra doadores, instituições sociais e voluntários visando minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida. No Acre, a iniciativa é realizada pelo Sistema Fecomércio-AC na cidade de Rio Branco com ações em outros municípios do estado.
O Sistema Fecomércio-AC/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde.