O Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre, realiza exposição de fotografia “Dias de Aterro”, do fotografo Dhárcules Pinheiro. A vernissage acontece dia 05 de setembro as 19h no salão de exposição do Sesc Centro e ficará exposta para visita do público no período de 05 a 30 de setembro.
A exposição dar prosseguimento ao projeto Calenarte, cujo objetivo, é a difusão das artes plásticas no Acre, com suas ações de apoio aqueles que têm a arte como oficio e em possibilitar o acesso do público aos programas educativos.
A Exposição
Lixo transformado em arte, cores, formas e histórias. O fotógrafo Dhárcules Pinheiro produziu um documentário e ensaio que mostra o dia a dia de catadores de lixo do Aterro Inertes, que fica na Transacreana, em Rio Branco.
Por um ano, o fotógrafo documentou e vivenciou a rotina dos trabalhadores que, muitas das vezes, são invisíveis na sociedade. O projeto “Dias no Aterro” vai ser lançado no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, na Galeria de Arte do Sesc, no Centro.
O material fica exposto até o dia 30 de setembro, com visitação das 8h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita.
“Percebi a importância que esses trabalhadores têm dentro da sociedade, transformando aquilo que muitos chamam de lixo em economia. São totalmente invisíveis e esquecidos, como até o próprios resíduos sólidos que são deixados de lado, não têm um plano de trabalho, de aposentadoria, de saúde. É toda uma insalubridade no trabalho”, conta Pinheiro.
Além de contar suas histórias, os catadores também fazem parte do projeto através de esculturas feitas com lixo e que vão servir de molduras para fotos. A ideia é dar um novo significado para os objetos e levar um pouco do aterro para exposição.
Serviço
- Abertura: 05 de setembro de 2019
- Horário: 19h
- Período de exposição: 05 a 30 de setembro de 2019
- Horário para visita: 8h às 12he 14h às 18h
- Agendamento para escolas: (68) 3302-1053
- Gratuito